A cada dia que passa novas formas de morar surgem e uma das mais desejadas atualmente é a casa container. Se comparada com a construção tradicional, de alvenaria ou mesmo de uma casa de madeira, ela é mais barata, sua construção é mais rápida e, claro, mais sustentável.
E aí, quer saber mais sobre esse modelo de construção que vem conquistando espaço no segmento de habitação?
O container, que originalmente é usado para transportar carga apresenta uma estrutura metálica, de aço, rígida e resistente. Logo, em meio a essa estrutura firme, é possível construir residências seja com apenas um container, unindo-os lado a lado ou até mesmo empilhando-os.
Os projetos de casa container podem ser feitas com os diversos tipos de containers existentes, mas os mais indicados são o standard ou o high cube.
O container Dry de 20 pés standard é indicado para projetos que contemplem a construção de escritórios e lanchonetes. Já o container High Cube é muito semelhante ao container dry, porém sua estrutura apresenta uma altura maior, sendo assim, caso você queira construir uma casa container essa opção é a melhor.
Vale mencionar que caso você opte por fazer uma casa container com containers usados, se informe sobre o estado deles e o que já transportaram antes, pois caso eles já tenham transportado material tóxico, o ideal é não utilizá-los.
Saiba que existem, basicamente, dois comprimentos de container, 6 ou 12 metros, e ambos têm aproximadamente 2,5 metros de largura. Por isso, para fazer projetos de casas container, é necessário que o lote tenha no mínimo essa medida somada às distâncias estabelecidas legalmente entre vizinhos, recuo e áreas permeáveis.
Atente-se também a topografia do terreno, pois como em qualquer obra, quanto mais plano o terreno for, mais barata e rápida será a construção. Além disso, verifique os possíveis acessos disponíveis no terreno, pois a casa container será transportada até o local por um caminhão e descarregada por um guindaste.
Entenda que o terreno em declive não é problema para casas feitas de container. É claro que serão necessários mais cálculos para garantir a segurança e talvez a construção de estruturas para dar equilíbrio.
A fiação de energia elétrica e telefonia também pode atrapalhar e pode ser necessário solicitar o desligamento temporário da rede e a retirada dos fios para fazer a instalação.
Adapte a sua casa container
Por ser feito de aço, a casa container é muito suscetível ao calor e ao frio, por isso é indispensável investir em revestimento térmico, como lã de pet, lã de vidro ou lã de rocha. Para deixar ainda mais aconchegante, o projeto deve também levar em conta a posição solar e contar com planejamento de aberturas para a circulação de ar.
O ar de casas modernas, bem diferente, ousado e jovem da casa de container foi o que a tornou objeto de desejo de muita gente.
Porém, no interior dá para fazer o que os moradores quiserem, mantendo a estrutura original e deixando um estilo industrial ou adaptando para parecer com uma casa “tradicional”.
Fonte: Terra
Foto: Viva Decora